PHP Simplificado

Mi Primer Script PHP

Para empezar, ¿cuál es tu nombre?

Hola, ! Hoy es día 29/07/2021 - 08:47.

Escriba una o más palabras:

CALCULADORA EM PHP

Ingrese los números:

HABLAR CON LA MÁQUINA

¿Qué equipo prefieres en Río de Janeiro?

CALCULAR EDAD


NÚMEROS ALEATORIOS PARA MEGA-SENA


Descargar este archivo de lección

Por que devo aprender PHP?
O PHP é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo, grandes softwares e sites como o Facebook foram desenvolvidos em PHP e alguns utilizam o mesmo até hoje, o PHP é utilizado em 82,8% de toda a internet (Segundo pesquisa da W.T.S), sendo de longe a preferida da maioria dos desenvolvedores Web por diversos motivos.
Quando se busca uma linguagem de programação para aprender é importante entender o seu conceito, para que se é utilizada e o que se quer fazer com ela, o PHP é uma linguagem WEB, logo é utilizada para desenvolver soluções em nuvem, que vão ser hospedadas em um servidor e operar através do navegador.
Eu elenquei os principais pontos da linguagem em tópicos, para que você possa compreender um pouco mais dos seus benefícios e vantagens.

Gratuidade
Grande parte dos softwares da web são pagos, como produtos que são, porém, o PHP fornece uma grande gama de softwares, frameworks, IDE’s e etc gratuitos, além da mesma ser gratuita e envolver custos muito baixos na sua preparação e desenvolvimento.
Para programar com o PHP será necessária a instalação e configuração de um ambiente local, isto pode ser feito rapidamente através de instaladores práticos para Windows, Linux e Mac (onde Linux e Mac já vem de fábrica com o PHP instalado), os maiores softwares utilizados para tal são gratuitos e de fácil instalação. Além disto os manuais, documentação e até mesmo muitos guias são gratuitos, além dos softwares mais utilizados no dia-a-dia do programador.

Versatilidade
Uma das maiores preocupações quando falamos de softwares em nuvem não é necessariamente o computador do usuário final, pois o nosso software é interpretado pelo servidor, então a nossa preocupação constante acaba sendo o servidor. O PHP é uma das poucas linguagens web que é capaz de funcionar em servidores Linux, Unix, Windows e etc, de forma que você pode se concentrar em desenvolver seu software sem ter a preocupação se ele poderá rodar na hospedagem em si.

Praticidade
O PHP é uma linguagem que vai direto ao ponto, ela ainda utiliza de recursos que novas linguagens dispensam como fechamento de chaves e ponto e vírgula, porém diferente de outras concorrentes ela possuí recursos como tipagem de variáveis automática e detecção inteligente de tipos, além disso ela é interpretada e segura, pois o usuário final não tem acesso ao código fonte uma vez que o servidor irá exibir apenas o resultado em HTML.

CMS e Frameworks
Se você ainda quer mais praticidade e facilidade no desenvolvimento de códigos com PHP você pode procurar um framework para lhe ajudar, com uma imensa gama de opções e alguns muito práticos, estáveis e seguros, você pode buscar pelo Laravel, Zend e Symfony, além de diversas outras opções.
O PHP ainda possuí uma grande comunidade com a intenção de lhe ajudar, então você pode buscar sites como PHP Classes e encontrar classes prontas para agilizar o desenvolvimento de seu código.

Aliando baixo custo, praticidade para iniciantes, potência para grandes projetos, qualidade em seus Frameworks e simplicidade na hospedagem, o PHP é a linguagem perfeita para estudantes, pequenas e médias empresas, startups que querem lançar produtos rápidos no mercado e etc, de forma que posso aconselhar facilmente o uso do PHP para que você inicie sua carreira como desenvolvedor de software com ela ou que mesmo sendo um desenvolvedor experiente que deseja começar a desenvolver para Web.

COLOCANDO A MÃO NA MASSA
No exemplo abaixo, você verá o PHP interagir com você. Então, pra iniciar com o pé direito, digite o seu nome no primeiro formulário e dê "OK".
Repare que ao inserir o seu nome, o PHP começará a te chamar pelo nome, durante todos os exercícios.
No PHP podemos guardar as informações dentro de "strings" e apresentá-la na tela sempre que for solicitado.
Outra coisa importante na programação desses exercícios é poder trabalhar com ("true" ou "false"), que quer dizer ("verdadeiro" ou "falso") em português. Isso dará um norte pra onde se pretende chegar.

Exemplo.
Se o seu nome for digitado no primeiro formulário dessa página, eu saberei quem você é durante os exercícios!
FlashMais - PHP Simples
https://www.flashmais.com.br